Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Serviço Especializado

Gastrostomia endoscópica

O que é gastrostomia endoscópica?

Gastrostomia endoscópica é a colocação de um tubo de alimentação diretamente para o estômago, através da parede abdominal.


Quando ela é usada?

Este procedimento pode ser feito para alimentar o paciente, caso o mesmo não consegue comer normalmente. 

Como exemplo, o paciente pode precisar de uma gastrostomia se:

- Não puder engolir por algum problema como câncer de boca ou garganta, ou acidente vascular cerebral (AVC).

- Outros problemas para engolir (problemas de deglutição)

- Em alguns tratamentos médicos, como quimioterapia ou radioterapia, que são temporários, mas às vezes tornam difícil você comer o suficiente para obter uma boa nutrição.

- Casos de desnutrição severa.

- Alguns tubos de alimentação temporários são passados através do nariz até o estômago, são as chamadas sondas nasoenterais. Um tubo de gastrotomia é normalmente colocado para permitir a remoção de uma sonda nasoenteral, de modo que a alimentação possa continuar com maior conforto e por tempo mais prolongado.


Como devo me preparar para gastrostomia?

Planeje o tempo para o seu tratamento e recuperação após o procedimento. Encontre alguém para lhe levar para casa após o procedimento. Siga todas as instruções que seu médico lhe der.
Se você precisar de um analgésico na semana antes do procedimento, escolha paracetamol ou dipirona ao invés de aspirina ou anti-inflamatórios. A aspirina ou anti-inflamatórios podem provocar sangramento adicional durante o procedimento. Se você toma aspirina ou anticoagulantes diariamente para uma condição médica, pergunte ao seu médico se você precisa parar de tomá-las antes de seu procedimento.


O que acontece durante o procedimento?

Para a realização da gastrostomia endoscópica percutânea, você receberá um sedativo na veia e um anestésico local para mantê-lo sem sentir dor. O procedimento é realizado por dois médicos endoscopistas treinados.


O que acontece depois do procedimento?

Você e seu acompanhante serão ensinados como usar e cuidar do tubo de alimentação antes de deixar a clínica. A sonda colocada pode ser geralmente utilizada dentro de 12 a 24 horas após o procedimento.

A fórmula para a alimentação pode ser passada através do tubo para dentro do estômago com uma seringa especial. Em alguns casos, uma bomba é utilizada.

Se o tubo de gastrostomia for necessário para um longo período de tempo, este pode depois ser substituído. Para maiores informações consulte o seu médico.

Discuta seus medicamentos com o seu médico. Medicamentos mais líquidos podem ser dados a você através do tubo de alimentação com uma seringa. Muitos medicamentos disponíveis na forma de comprimidos podem também estar disponíveis na forma líquida. Também pode ser possível dissolver comprimidos esmagados em água, para que possam ser fornecidos através do tubo de alimentação. Medicamentos substitutos podem estar disponíveis se nenhuma dessas soluções funcionarem.

Lave sempre o tubo de alimentação de água depois de colocar medicamentos ou alimentos nele para evitar o entupimento do tubo.


Quais são os benefícios deste procedimento?

Você será capaz de obter uma nutrição suficiente sem ter um tubo pelo nariz até o estômago.


Quais são os riscos associados a este procedimento?

- Existem alguns riscos quando você recebe uma sedação. Discuta estes riscos com seu médico.

- O cólon ou outros órgãos do abdome podem ser feridos durante o procedimento, o que pode exigir cirurgia para reparação.

- A área em volta do tubo pode infeccionar após o procedimento.

- Pode haver sangramento no local puncionado.

Você deve perguntar ao seu médico como estes riscos se aplicam a você.

Voltar