Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Dicas de Saúde

Intolerância à lactose

A intolerância a lactose (ou hipolactasia) resulta da inabilidade do organismo humano em digerir o açúcar LACTOSE. Isso ocorre quando há uma redução na produção da enzima lactase pela mucosa do intestino delgado. Quando a lactose não é adequadamente degradada, ela é digerida pelas bactérias comensais do intestino, gerando gases, distensão, cólicas e, em alguns casos, náuseas e diarréia. Na maior parte dos casos, nem o médico, nem o paciente identifica a relação direta entre os sintomas e consumo de leite e derivados.

A diminuição da produção dessa enzima pelo intestino ocorre com o passar dos anos, sendo mais freqüente na raça negra e amarela do que na raça branca. No mundo, apenas 1/3 da população adulta possui a habilidade de digerir o leite de vaca. Os demais apresentam algum grau de intolerância a esse açúcar, variando entre moderada e intensa hipolactasia. No Brasil, ela está presente em quase metade da população.

É importante entender a diferença entre intolerância e alergia / sensibilidade. A Intolerância é uma reação do organismo que envolve a digestão do açúcar lactose, sem participação do sistema imunológico. A alergia ou a sensibilidade é a resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento, geralmente proteínas.

Recentemente chegou ao Brasil O PRIMEIRO TESTE RÁPIDO DE INTOLERÂNCIA A LACTOSE: uma amostra de biópsia do duodeno é obtida durante a realização da endoscopia digestiva. Essa amostra reage, em 20 minutos, com soluções de enzimas, mudando a coloração dependendo da quantidade de lactase. É um teste rápido, muito sensível e específico e pode ser realizado em pacientes de qualquer faixa etária. 

Esse teste foi desenvolvido na Finlândia e já foi avaliado e comparado com os outros métodos (teste sérico, respiratório e fecal) mostrando-se superior tanto em facilidade, rapidez, confiabilidade, como em custo. Revistas científicas de alta credibilidade na especialidade já publicaram sobre a sua eficácia (*). Como o produto é novo, outros trabalhos científicos deverão sair nos próximos anos.

Na Gastro Diagnóstico encontra-se disponível este Teste Rápido de Intolerância a Lactose, cujo resultado é entregue após o exame de endoscopia, junto ao laudo da mesma, antes do paciente deixar a clínica no dia do exame.

(*)  Endoscopy 2006 Jul 38 (7) 708-12. A biopsy-based quick test in the diagnosis of duodenal hypolactasia in upper gastrointestinal endoscopy.

EVITAR:

  • Leite e derivados (manteiga, iogurte, queijos, requeijão, creme de leite, leite condensado).
  • Sobremesas prontas (flan, pudim, creme de baunilha, chocolate, sorvete ao leite) etc.
  • Chocolate.
  • Pães doces, bolachas doces, biscoitos recheados, bolos, waffer.
  • Vitaminas batidas com leite.
  • Tortas salgadas e doces que contenham leite ou derivados.
  • Pizza, panquecas, tortas, cookies, pastéis (cuja massa contenha leite).
  • Salgadinhos prontos e produtos de pastelaria (coxinha, empadinha, folhados);
  • Creme Branco (no macarrão, na lasanha, etc).
  • Tudo que for gratinado.

ALIMENTOS PERMITIDOS

Carnes frango, boi ou peixe magras: grelhada, assada ou refogada.
Verduras e legumes: cozidos, em saladas, refogados.
Frutas: sem restrição.
Cereais e farinhas: arroz, milho, soja, fubá, mandioca, sagu, tapioca, fécula de batata, maizena, canjica, pipoca, polvilho, aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, germe de trigo, flocos de cereais enriquecidos.
Gelatina e pudim sem leite.
Bebidas: suco de frutas naturais,café, chás diversos.
Gorduras: óleo vegetal (milho, arroz, soja, canola) em uso moderado.
Pão francês, biscoitos e torradas a base de água e sal.

RECOMENDAÇÕES: Observar as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos. Acessar o site: www.semlactose.com.br