Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Dicas de Saúde

Balão gástrico para tratamento da obesidade

Como funciona o Balão Gástrico?

A função do balão é provocar saciedade precoce. Isso significa que o paciente ficará satisfeito após comer uma quantidade muito pequena de comida. O tratamento deve ser acompanhado por um nutricionista e um psicólogo, além do paciente precisar praticar uma atividade física orientada.

Como é a colocação desse balão?

O balão é introduzido no estômago através de endoscopia digestiva convencional. O paciente recebe uma sedação venosa e dorme durante o procedimento, que dura cerca de 20 minutos. O balão é introduzido pela boca na forma compactada. Quando atinge o estômago ele preenchido com líquido.

Qual a diferença entre o Balão Gástrico e a cirurgia?

São duas formas de tratamentos, mas que podem se complementar:

a) As cirurgias bariátricas diminuem o volume da cavidade gástrica e ainda ?excluem? uma parte de alça intestinal. A intervenção tem dois efeitos: saciedade precoce e disabsorção. Isto significa que, além de se sentir satisfeito com pouco alimento, esse alimento que passou pelo tubo digestivo não é completamente absorvido pelo corpo.

b) O balão gástrico não altera a anatomia do tubo digestivo. O resultado depende muito mais da aderência do paciente ao tratamento. Ele permite uma perda de peso moderada (10% a 20% do peso inicial). Em compensação, é um procedimento seguro, com raras complicações, sem a necessidade de anestesia geral ou internação.

Quais as situações onde o Balão Gástrico está indicado?

- Tratamento da obesidade em pacientes com IMC* (Índice de Massa Corporal) entre 30 e 40, que não emagreceram após tratamento clínico medicamentoso orientado.

- Tratamento da obesidade moderada (IMC entre 30 e 40) em pacientes com doenças de risco (cardiovasculares, respiratórias, articulares, etc.).

- Tratamento da obesidade grave (IMC acima de 40) em pacientes que não aceitam a indicação de cirurgia ou que não tenham indicações clínicas para o tratamento cirúrgico.

- Para induzir a perda de peso em pacientes pouco obesos, mas com dificuldade de perder peso com tratamentos clínicos convencionais.

- Tratamento pré-cirúrgico (pré-cirurgia bariátrica) em pacientes com superpeso (IMC maior ou igual a 50), ou com contraindicações para a cirurgia, devido ao risco cirúrgico elevado.

*Cálculo do IMC: IMC = peso / (altura)²

Quantos quilos eu posso perder com o Balão Gástrico?

A perda de peso depende do paciente. A sugestão é que o paciente tenha uma mudança comportamental em relação aos alimentos e à atividade física. Se isso for levado a sério, a perda de peso pode ir além do previsto, que varia de 10% a 20% do peso inicial.

Quais as mudanças que devo adotar na minha vida após a colocação do Balão Gástrico?

a) Alimentação: nas primeiras semanas, a sensação de saciedade precoce é intensa. Por isso, uma dieta especial deverá ser iniciada logo após o procedimento.

b) Psicólogo: muitas vezes, a importância desse profissional no processo de emagrecimento é subestimada. O acompanhamento psicológico é fundamental para resolver ansiedades, angústias, fobias e compulsões. A restrição alimentar desperta esses ?fantasmas? que podem atrapalhar o tratamento.

c) Atividade física: para perder peso é necessário aumentar o metabolismo. Uma maneira natural e saudável de fazer isso é praticar atividade física diariamente e aumentar a sua intensidade gradativamente. Para praticar essa atividade, um orientador de atividade física é necessário, pois é muito frequente haver lesões com praticantes acima do peso.

Quanto tempo posso ficar com o balão?

Os diversos tipos de balões gástricos têm prazos diferentes de validade, sendo que a maioria deve ser retirada após 6 meses.

Atualmente lançaram o balão com duração de 1 ano, porém ainda encontra-se pouco comercializado.

O importante é sempre seguir as orientações do médico endoscopista que colocou o balão, respeitando o prazo correto de validade de retirada,  para evitar complicações desnecessárias.

Como é a retirada desse balão?

Realiza-se nova endoscopia com sedação venosa e o exame dura cerca de 20 minutos. O paciente dorme durante esse tempo e não deverá sentir nenhuma dor.

IMPORTANTE: Tanto a colocação quanto a retirada de qualquer tipo de balão, não deverá ser realizada em clínicas desvinculadas de hospitais. Estar anexo ou dentro do hospital aumenta muito a segurança desse procedimento.

Ouvi dizer que após a retirada do balão o apetite aumenta muito e o paciente volta a ganhar todo o peso que perdeu. Isso é verdade?

Não. Em qualquer tratamento para emagrecer, o paciente pode voltar a ter o peso inicial, basta ignorar a reeducação alimentar, não praticar qualquer atividade física e não procurar ajuda dos especialistas.

Existem contraindicações para colocação do Balão Gástrico?

São raras, mas existem. Apenas o médico especialista poderá listar as contraindicações para a colocação de balões no estômago. Durante a consulta, o médico vai identificar as situações onde o balão não poderá ser colocado.