Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Dicas de Saúde

Prevenção de Câncer no Tubo Digestivo

O "câncer avançado" significa que um determinado tipo de câncer já atingiu as camadas mais profundas dos órgãos ou já se espalhou para outros órgãos. Dependendo do órgão acometido é quase um caminho sem volta.

A medicina evoluiu muito nos últimos anos para descobrir o câncer na fase inicial, onde as células tumorais ainda não penetraram nas camadas mais profundas dos órgãos. Ou ainda, identificar lesões benígnas que vão se transformar em câncer (lesões pré-cancerosas). Nesses casos, o tratamento quase sempre é curativo.

Na prática, o que mudou nos últimos anos com o avanço da medicina?

No tubo digestivo houve um avanço com a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia. A endoscopia digestiva alta examina o esôfago, o estômago e o duodeno. A colonoscopia investiga todo o intestino grosso e uma pequena parte do intestino delgado. Com o avanço dos aparelhos endoscópicos com imagem de alta resolução, o diagnóstico do câncer fica cada vez mais precoce. Por isso, a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia são os melhores métodos preventivos para o câncer do tubo digestivo e já são usados em todo o mundo como armas nessa prevenção.

O que é preciso fazer para aproveitar esse avanço?

Precisa haver uma consciência da população para fazer os exames nas idades em que o diagnóstico é mais provável, mesmo sem sintomas. O indivíduo com câncer na fase precoce ou com lesões pré-cancerosas não apresenta qualquer sintoma.

Essa consciência já existe há alguns anos em relação a alguns órgãos, graças a campanhas educativas, como: câncer de próstata, câncer de mama, câncer de útero e câncer de pele.

Quais são os fatores de risco para o câncer do tubo digestivo?

Varia um pouco de acordo com o órgão envolvido:

Esôfago: fumo, álcool, doença do refluxo, história familiar, presença de acalasia, esofagite caustica.

Estômago: bactéria Helicobacter pylori, fumo, alimentos muito condimentados, defumados e salgados, pouca higiene alimentar, história familiar.

Intestino: história familiar, alimentos gordurosos, dieta com poucas fibras alimentares e poucas frutas.

Porém, mesmo sem qualquer um desses fatores de risco, alguns indivíduos desenvolvem câncer nesses órgãos. Por isso, a prevenção é fundamental.

Qual a idade ideal para começar a prevenção?

A idade ideal para iniciar a prevenção de câncer no trato intestinal, com a Endoscopia digestiva Alta e Colonoscopia, vai depender muito da história pessoal e familiar de cada paciente, principalmente se tiver histórico de câncer pessoal ou em familiares próximos (irmãos, pais, tios e primos de primeiro grau). Por isso é importante a consulta com o gastroenterologista para orientação sobre o seu caso.

De regra geral, todos acima de 50 anos tem indicação de Colonoscopia para prevenção de câncer colorretal (intestino grosso e reto), com posterior seguimento individualizado conforme os achados do exame.

Pacientes portadores de Acalasia, Esofagite Caustica (lesão do esôfago após ingestão de soda caustica), tabagistas de longada data e portadores de tumores da região da cabeça e pescoço possuem risco aumentado para desenvolver câncer de esôfago, sendo necessário consultar o gastroenterologista para orientação sobre o tempo ideal de incio do rastreamento que, por sua vez, se faz com a Endoscopia Digestiva Alta com uso de um corante chamado Lugol (que melhora a identificação de lesões cancerígenas ou pré-cancerígenas do esôfago).

PORTANTO, PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO.

PROCURE O SEU MÉDICO PARA ORIENTAR QUANDO VOCÊ DEVE REALIZAR ESSES EXAMES.

Gastro Diagnóstico