Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Dicas de Saúde

Helicobacter Pylori e verminoses – como evitar

O Helicobacter Pylori é uma bactéria que vive principalmente no estômago. Em algumas pessoas, ela se multiplica e agride a mucosa do estômago, podendo causar gastrites, úlceras e, após muitos anos de agressão, até mesmo o câncer gástrico. Em alguns casos, o tratamento pode ser necessário. Converse com o seu gastroenterologista.

As verminoses são doenças causadas pela presença de organismos mais evoluídos dentro do nosso corpo que, em geral, chamamos de vermes. A maioria desses vermes são deglutidos ou adquiridos devido às condições ruins de higiene, principalmente durante a alimentação.
A Gastro Diagnostico faz algumas orientações para evitar a contaminação pela bactéria Helicobacter Pylori e pelos vermes.

  • Lavar bem as mãos várias vezes ao dia, mas principalmente antes das refeições. A nossa mão é uma grande fonte transmissora de diversas doenças. Colocamos nossa mão com freqüência em maçanetas, corrimão, ônibus, volante do carro, notas de dinheiro, moedas. Esses objetos, devido a grande circulação de pessoas, são muito manipulados e por isso são muito sujos, contendo grande número de bactérias, vírus e até vermes. O ato de lavar a mão com sabão remove todos esses germes.
  • Evitar levar a mão à boca ou ao rosto. Fazer isso é levar os germes diretamente para dentro do seu corpo. Evite roer unhas.
  • Evite ingerir saladas cruas fora da sua casa. A salada crua necessita de uma preparação adequada para remover os germes. Raramente os restaurantes e “self services” se preocupam com isso. Por isso, nesses locais, evite comer saladas cruas. Coma apenas alimentos preparados no fogo. Abaixo, explicamos como as verduras devem ser lavadas.
  • Não ingerir alguns tipos de frutas sem antes lavá-las com bucha e sabão. Fazer isso quando se coloca a boca diretamente na casca da fruta. Exemplos: maçã, manga, pêra, ameixa, tomate. Quando a casca é removida antes de comer, não é necessário lavar (banana, mamão). A uva é um caso a parte. Como não podemos lavar uma a uma com bucha e sabão, lavamos da mesma maneira que a salada (abaixo).

Como devemos lavar as verduras folhosas?

  • Lavar manualmente uma a uma debaixo de água corrente e colocá-las numa bacia grande após essa lavagem
  • Após colocar todas na bacia, acrescentar água da torneira até cobri-las.
  • Adicionar hipoclorito ou 1 colher de sopa de água sanitária (Qboa) para cada litro de água da bacia. O hipoclorito pronto para esse uso é vendido nos supermercados.
  • Deixar em repouso por 15 a 20 minutos
  • Remover a água e secar bem as folhas
  • Pode-se então servir à mesa ou guardar na geladeira dentro de um recipiente plástico protegido.